Minha lista de blogs

sábado, 29 de outubro de 2011

Casinhas de Boneca: monumento à história lúdica e real de Samambaia

As três casinhas de boneca do Parque Três Meninas, construídas nos anos 60 pelo casal Inezil e Martha Penna Marinho às suas filhas Zilta, Marine e Martita, remetem à criatividade e às brincadeiras infantis numa fase lúdica da vida dessa família. Restauradas como monumento, essas Casinhas de Boneca resgatam a história viva na memória de milhares de famílias que vieram para Samambaia atrás de moradia nos anos 80 e 90, e continuam a chegar...

Autor desse monumento, Inezil Penna Marinho (1915 – 1985), disse em 1939: “Meu ideal é, pois, bem diferente, não quero de riquezas o esplendor. Sou apenas um pobre sonhador, a aspirar uma luz fulgente”. Ligado aos esportes, é referência nos primórdios da Educação Física no Brasil, demonstrando também muito interesse pela filosofia, história e poesia. Veio do Rio de Janeiro a Brasília em 1958, para implantar o Ministério da Educação e Cultura na Nova Capital.

Em 1960 a família Penna Marinho arrendou 72 hectares no Núcleo Rural Taguatinga (hoje Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek - ARIE JK), onde instalou a Chácara Três Meninas. Nos anos 60 e 70 o local serviu à produção de suínos, aves e ovos, bem como para recepcionar visitantes ilustres, chefes de estado e artistas, num ambiente confortável e inspirador. Dizem que até mesmo o guerrilheiro Che Guevara ali se hospedou, quando veio ao Brasil para ser condecorado pelo então presidente Jânio Quadros.

Em 1988 a chácara virou sede da Administração Regional de Samambaia. Ali foram entregues títulos de assentamento a milhares de famílias que vieram povoar a cidade criada oficialmente em 25 de outubro de 1989. A visão do casarão e das casinhas de estilo colonial/eclético, decoradas com cerâmicas portuguesas, calou fundo na mente dessas ‘famílias oriundas de invasões e fundo de quintais’, que acreditaram, finalmente, ter encontrado seu ‘lugar ao sol’.

Em 1993 a chácara virou o Parque Três Meninas que, em 2005 foi abandonado. A comunidade de Samambaia clama pela sua revitalização e tombamento como patrimônio histórico, cultural e ambiental do Distrito Federal. Por isso o Centro de Criatividade infanto-juvenil-CCI, autorizado pelo Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, restaurou as Casinhas de Boneca como monumento histórico de Samambaia, estimulando a visitação, revitalização e tombamento do Parque Três Meninas.
 
Fonte: Élton Skartazini

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Brasília repensada para os próximos 50 anos

Brasília repensada para os próximos 50 anos
(18/10/2011 - 18:43)


O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão, participou do evento Brasília+50: Mobilidade Sustentável, na tarde desta terça-feira (18). O evento foi organizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos e vai até amanhã (19). A proposta é debater o futuro de Brasília nos próximos anos.
Eduardo Brandão foi coordenador do painel: Incentivos aos novos meios de transporte sustentável, ministrado por Adriano Amaral, presidente da Altran no Brasil. Três pontos balizaram a palestra: Mobilidade e Urbanização, VLT e a Cidade Aeroportuária.
O secretário Eduardo complementou a palestra acrescentando ideias inovadoras, como o novo desenho que é preciso ser feito no mapa político do DF. “Precisamos repensar as Regiões Administrativas, por exemplo, algumas como Taguatinga que tem quase 600 mil habitantes, é uma cidade independente que inclusive poderia ter sua arrecadação e uma representação política próprias. Outras, que no passado eram cidades-dormitório, não o são mais. Quando pensamos no movimento pendular que acontece todos os dias, onde 80% da população das RAs se deslocam para o Plano Piloto e no final do dia voltam – precisamos desenvolver culturalmente e economicamente cada uma dessas regiões para que possamos ter um modelo mais sustentável – este é o conceito de Cidades Compactas”, finalizou ele.

Brasília, Cidade Parque
O secretário respondeu à plateia sobre a implantação de parques em suas comunidades. Eduardo adiantou que desde junho, quando o projeto Brasília, Cidade Parque iniciou, o GDF já começou as obras de quatro parques (Parques de Uso Múltiplo da Asa Sul, de Águas Claras, Ezechias Heringer, no Guará, e Jequitibás em Sobradinho) e já adiantou que até o fim do ano mais parques serão inaugurados. “O próximo é o Três Meninas, em Samambaia”, acrescentou.
O projeto visa a implantação dos 68 parques e das 20 Unidades de Conservação com recursos da Câmara de Compensação Ambiental e Florestal do órgão executor ambiental do DF, o Instituto do Meio Ambiente e e dos Recursos Hídricos (Ibram).

FONTE: IBRAM

domingo, 16 de outubro de 2011

Comemoração dia da Árvore





Dia 21 de setembro de 2011


Em comemoração ao dia da árvore, foi realizado no parque ecológico três meninas um evento que contou com o apoio da CPMA e participação de 120 alunos e professoras das escolas classe 412 e 614 da regional de ensino de Samambaia. O evento foi promovido pelo Instituto Brasília Ambiental – IBRAM e conduzido pelo coordenador do evento Sérgio Monroe, os agentes de parques Marco Sathler, Wilson Jr. Silveira, e demais servidores, Sirlene Silva, Guilherme da Luz e contou também com a presença da Diretora de Educação Ambiental Vanusa Freitas. Dentre as atividades podemos destacar a apresentação de palestras sobre a importância das árvores no cerrado, preservação e conservação da bio diversidade e dos recursos hídricos e sobre história do parque três meninas. Simbolicamente em comemoração ao dia da árvore foi realizado o plantio de mudas nativas do cerrado.

Desta forma, foi realizado o registro de fotografias (anexo) para conhecimento da DIPAR/SUGAP/IBRAM.