Minha lista de blogs

domingo, 19 de junho de 2011

Imagens do passeio ao parque ecológico Três Meninas: plantio de árvores

Movimento de Revitalização do Parque Três Meninas 
2ª Caminhada Ecológica do parque Três Meninas










O NEX (Núcleo de Extensão) do Grupo Projeção promoveu no último sábado, 11 de junho,  uma Caminhada Ecológica no Parque Três Meninas, em Samambaia. A atividade de extensão foi destinada aos alunos da Faculdade Projeção-Taguatinga e contou 10 horas de atividades complementares para cada estudante participante. No Parque "Três Meninas" os estudantes participaram de aula de educação ambiental, acompanharam apresentação tetral e ainda fizeram o plantio de mudas para revitalização do parque. "Em atividades como a desenvolvida no sábado a consciência preservacionsita é despertada entre os alunos" ,explica a coordenadora do NEX, professora Jerusa Eulálio.

NO SÁBADO,11, ALUNOS DA FAPRO-TAGUATINGA PARTICIPARAM DE PASSEIO ECOLÓGICO NO PARQUE TRÊS MENINAS
CONRADO VITALI - Assessoria de Comuniação Grupo Projeção
Estudantes realizaram plantio de mudas para revitalização do parque. VEJA FOTOS.
NO SÁBADO,11, ALUNOS DA FAPRO-TAGUATINGA PARTICIPARAM DE PASSEIO ECOLÓGICO NO PARQUE TRÊS MENINAS










Programa de Educação Ambiental da BR-135 no Dia Mundial do Meio Ambiente

Nos dias 2 e 3 de junho, o Programa de Educação Ambiental da BR-135, a convite do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (IBRAM), ofereceu uma oficina de confecção de sabão ecológico para crianças do ensino público de Samambaia/DF. A ação fez parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.
Durante a oficina os técnicos ambientais da Fundação BioRio/DNIT puderam levar um pouco do trabalho realizado junto a população dos municípios lindeiros à BR-135, ensinando às crianças como confeccionar o sabão ecológico com o óleo de cozinha já utilizado. O óleo usado nas frituras em nosso dia a dia é uma substância prejudicial ao meio ambiente e não pode ser jogada aleatoriamente no lixo, esta prática além de se mostrar uma solução de reciclagem para o resíduo, pode ajudar na renda familiar.
Na ocasião, cerca de 700 estudantes e profissionais da educação puderam participar do evento e assistir apresentações de ginástica rítmica desportiva, capoeira, teatro de bonecos (Papo de Lixo) e plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado, entre outras. Para o educador ambiental do IBRAM, Luís Felipe, a apresentação do programa de educação ambiental da BR-135 foi de suma importância, “a oficina do sabão, que acaba reutilizando esse resíduo que tem um impacto ambiental muito grande quando jogado na natureza, é de suma importância, além de poder gerar alguma renda, evitar algum tipo de gasto da população de forma geral. Então é uma coisa que a gente vê muito bem do ponto de vista ambiental e social também.”
Parque Três Meninas
O Parque Três Meninas é Unidade de Conservação, situada na cidade de Samambaia/DF. O Parque possui várias nascentes em toda sua extensão e uma área representativa de cerrado. Seu extremo noroeste é cortado pelo Ribeirão Melchior. É refúgio de espécies da fauna local, entre elas, quero-queros, rolinhas, araras, pacas, gambás, micos e tatus.
Miguel Mariano (à direita) é Gerente da Cultura de Samambaia, e para ele a educação ambiental para crianças é fundamental na formação de futuros cidadãos: “educando as crianças hoje, a gente educa o adulto do futuro”.
“A gente não pode criar animais silvestres e jogar óleo de cozinha na pia”, conforme a estudante da Escola Classe 317 de Samambaia/DF, Paula Beatriz Campos de Oliveira (ao meio). Ela afirma ainda, que vai ficar de olho nos pais, para que eles ajudem a cuidar do meio ambiente também.