Minha lista de blogs

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Brasília repensada para os próximos 50 anos

Brasília repensada para os próximos 50 anos
(18/10/2011 - 18:43)


O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão, participou do evento Brasília+50: Mobilidade Sustentável, na tarde desta terça-feira (18). O evento foi organizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos e vai até amanhã (19). A proposta é debater o futuro de Brasília nos próximos anos.
Eduardo Brandão foi coordenador do painel: Incentivos aos novos meios de transporte sustentável, ministrado por Adriano Amaral, presidente da Altran no Brasil. Três pontos balizaram a palestra: Mobilidade e Urbanização, VLT e a Cidade Aeroportuária.
O secretário Eduardo complementou a palestra acrescentando ideias inovadoras, como o novo desenho que é preciso ser feito no mapa político do DF. “Precisamos repensar as Regiões Administrativas, por exemplo, algumas como Taguatinga que tem quase 600 mil habitantes, é uma cidade independente que inclusive poderia ter sua arrecadação e uma representação política próprias. Outras, que no passado eram cidades-dormitório, não o são mais. Quando pensamos no movimento pendular que acontece todos os dias, onde 80% da população das RAs se deslocam para o Plano Piloto e no final do dia voltam – precisamos desenvolver culturalmente e economicamente cada uma dessas regiões para que possamos ter um modelo mais sustentável – este é o conceito de Cidades Compactas”, finalizou ele.

Brasília, Cidade Parque
O secretário respondeu à plateia sobre a implantação de parques em suas comunidades. Eduardo adiantou que desde junho, quando o projeto Brasília, Cidade Parque iniciou, o GDF já começou as obras de quatro parques (Parques de Uso Múltiplo da Asa Sul, de Águas Claras, Ezechias Heringer, no Guará, e Jequitibás em Sobradinho) e já adiantou que até o fim do ano mais parques serão inaugurados. “O próximo é o Três Meninas, em Samambaia”, acrescentou.
O projeto visa a implantação dos 68 parques e das 20 Unidades de Conservação com recursos da Câmara de Compensação Ambiental e Florestal do órgão executor ambiental do DF, o Instituto do Meio Ambiente e e dos Recursos Hídricos (Ibram).

FONTE: IBRAM