Minha lista de blogs

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Agnelo anuncia revitalização do Taguaparque

Tamanho da Fonte      Agência Brasília 14/02/2011 às 11:11
O governador Agnelo Queiroz anunciou pacote de obras no valor de R$ 7 milhões para revitalizar o Taguaparque durante visita realizada ao local durante o final de semana. “Retomaremos o coração de Taguatinga, o grande sonho do Taguaparque. Vamos lutar muito para que a nossa população tenha qualidade de vida”, disse. A entrega da área de lazer com as novas instalações está prevista para 21 de abril, aniversário de Brasília, como forma de presentear a população.

Ainda de acordo com o governador, viabilizar o lazer e o contato com o meio ambiente faz parte das decisões centrais do governo. “Para que a nossa população tenha qualidade de vida nós precisamos revitalizar os parques e as áreas de lazer”, esplanou.

Desde quinta-feira (10), o Taguaparque vem recebendo serviços de roçagem, poda de árvores, reparos na fiação elétrica, instalação de novos pontos de energia, recuperação das cercas, pintura e foram plantadas mil novas árvores. “Há uma decisão do governo de cuidar dos parques. Estamos fazendo um planejamento para revitalizar todos eles”, afirmou o secretário de Obras, Luiz Pitiman.

Segundo o administrador de Taguatinga, Daniel de Castro, o espaço estava abandonado e era comum a presença de usuários de drogas. “Há aproximadamente dois anos, o Taguaparque não recebia nenhum investimento nem revitalização. O mato estava alto e havia a presença de pessoas usando drogas”, afirmou.

O estudante Elver de Oliveira Santos, 14 anos, contou estar animado com as mudanças que ocorrerão no Taguaparque. “Eu venho aqui de vez em quando, faço caminhada e jogo futebol. Agora, com essas mudanças, eu vou vir aqui mais vezes para me divertir”, disse.

De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Polícia de Taguatinga, Luis Alexandre Alves de Lima, haverá mais segurança para que os moradores possam fazer uso da área de lazer com tranquilidade. “Já temos um posto policial no parque e estamos implantando uma polícia permanente, que fará a segurança com o auxílio de quatro bicicletas e duas motocicletas. Além disso, teremos uma viatura que fará patrulhamento no local das 14h às 2h”, informou.

A completa revitalização do local é uma parceria entre a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), CEB, Caesb, Secretaria de Obras, Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Serviço de Limpeza Urbana e Departamento de Trânsito (Detran –DF).

Estavam presentes também os secretários de Obras Luiz Pitiman, de Meio Ambiente Eduardo Brandão, de Comunicação Samanta Sallum, os presidentes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) Maurício Canovas, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) João Monteiro, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) Moacir Bueno, da CEB  Rubem Fonseca, e demais autoridades.   

Mais parques revitalizados

O presidente do Ibram, Moacir Bueno, informou que já tem uma lista com 15 parques que serão revitalizados prioritariamente pelo neste ano. Eles receberão a instalação de equipamentos, brinquedos, mudas de plantas e diversos reparos. “Alguns dos 15 parques contemplados serão Saburo Onoyama, Águas Claras, Jequitibá, Cortado, Parque Três Meninas e Dom Bosco”, disse Bueno.

Além disso, a Secretária de Obras informou que está fazendo um planejamento para revitalização todos os parques do DF.

Confira as mudanças que acontecerão no Taguaparque
O parque é multiuso e oferece atividades esportivas e de lazer, além de ser voltado para a Educação Ambiental.


Área do parque multiuso: 106 hectares
Infraestrutura atual
O que será implantado até o dia 21 de abril
- Pista de cooper e ciclovia
- Sede administrativa com estacionamento
- Ginásio coberto
- Portal da 1ª Missa
- 2 guaritas
- 2 sanitários públicos
- 10 quadras de areia
- Churrasqueiras
- 2 pergolados
- Circuitos inteligentes
- 2 Kits de malhação
- Parquinho infantil
- Campo de grama sintética
- Estacionamento público
- Cascata de água
- Campo de futebol (terra batida)
- Pista de jeepcross
- Pista de motocross
- Centro Cultural com estacionamento
- 12 quadras de vôlei de areia
- 5 campos de futebol de areia
- 5 sanitários públicos
- 2 quadras poliesportivas
- 03 PEC’s
- 2 parquinhos de troncos – tipo arapuca
- 3 pergolados de troncos
- Estacionamento Público
- 5 Kits de malhação
- 2 Campos de malhação (terra batida)

Além dos itens acima, serão implantados posteriormente:

- 5 pórticos de entrada (vias secundárias)
- Mini vila com estacionamento
- Pavilhão de quiosques para artesanato
- Mirante de troncos



Serviço
Taguaparque
Endereço: Pistão Norte de Taguatinga
Horário da Administração do Parque: 8 às 12h, e de 14h às 18.