Minha lista de blogs

sábado, 2 de abril de 2011

Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF




(01/04/2011 - 10:33)


Já está disponível no site do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram) o Relatório Anual de Atividades Desenvolvidas pelo Grupo Executivo de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais referente ao ano de 2010. As informações foram compiladas pela Coordenação de Prevenção e Controle de Riscos Ambientais (Copra) do Ibram, órgão executor do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Distrito Federal (PPCIF) e, também, coordenador do Grupo Executivo.
O Relatório reúne as atividades desenvolvidas no ano passado por órgãos executivos, de apoio direito e apoio eventual do Plano. Entre as instituições listadas no documento estão o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Susdec), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Brigada de Incêndios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No âmbito do Ibram, além das ações realizadas pela Copra, o Relatório inclui aquelas desenvolvidas pela Diretoria de Administração de Parques e Diretoria de Educação Ambiental e Difusão de Tecnologias. A realização do XII Fórum do Plano e os eventos do Programa “Fogo-Apagou” – uma iniciativa de educação ambiental do Instituto que visa promover a redução do número de ocorrências de incêndios no DF por meio da sensibilização da sociedade – estão entre as atividades descritas. Palestras, reuniões, seminários, cursos de capacitação e confecção de aceiros também constam no Relatório.
De acordo com a coordenadora de Prevenção e Controle de Riscos Ambientais do Instituto, Andréa da Rosa Pereira, o Ibram assume papel de articulador dos órgãos que atuam na prevenção e combate dos incêndios florestais no Distrito Federal. Segundo Andréa, a primeira reunião ordinária do Plano neste ano foi realizada no mês passado e, entre os temas da pauta, as instituições discutiram o planejamento de treinamentos e capacitação de pessoal e a 13ª edição do Fórum do Plano de Prevenção, previsto para ser realizado ainda este mês, em Brasília.
Integração
O Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF foi instituído em 1996, pelo Decreto 17.431, tendo em vista a necessidade de minimizar os impactos dos incêndios de origem antrópica nos remanescentes de Cerrado. Desta forma, o Plano consiste na articulação de diversos órgãos a fim de otimizar o emprego dos recursos disponíveis em ações de prevenção e combate a incêndios florestais em unidades de conservação, prioritariamente aquelas que compõem a Zonas Núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado – Fase I (Parque Nacional de Brasília,  Jardim Botânico de Brasília, Esecae, Reserva Ecológica do IBGE e Fazenda Água Limpa, da Universidade de Brasília).
Contribua!
A ocorrência de incêndios florestais aumenta durante as estações secas e os longos períodos de estiagem – cuja época mais crítica se estende dos meses de junho a setembro –, uma vez que a baixa umidade do ar e as altas temperaturas tornam o Cerrado mais vulnerável.
Por isso, não jogue pontas de cigarro e fósforos em áreas verdes, não elimine lixo ou entulho com o uso do fogo e, ao fazer fogueiras ou acender velas, limpe a área ao redor e apague o fogo antes de deixar o local. Faça a sua parte!
Confira


Outras Notícias
01/04/2011
Ibram assina licença ambiental para as bordas de Ceilândia
30/03/2011
Esecae recebe seu novo administrador
28/03/2011
Atividades no Parque da Cidade encerram comemorações do Dia Mundial da Água
28/03/2011
Brasília adere à Hora do Planeta
28/03/2011
Na Mídia - Para não faltar depois
25/03/2011
Semana da Água
24/03/2011
Abraço em homenagem à água
24/03/2011
Ibram desenvolve educação ambiental e discute parceria durante a Semana da Água
Veja mais...

Nenhum comentário: